O Pilar 3 da Inteligência Emocional, é “Perceber a emoção nos outros”.

Com muita frequência as pessoas dizem que são empáticas, mas será que realmente são?
Será que realmente olhamos o outro e observamos o tom da voz, gestos, a expressão facial ou outros sinais, sem julgamento?
Caso queira testar o seu nível de Inteligência Emocional, copie o link de um Quiz que está disponível no site da Berkeley: https://greatergood.berkeley.edu/quizzes/ei_quiz

Nos EUA foram feitos testes com mais de 1000 crianças, aquelas que mostraram aptidão para interpretar sentimentos não verbalizados eram consideradas como as mais queridas na escola, eram mais emocionalmente estáveis. Além disso tinham melhor desempenho, embora na média, não tivessem QI superior ao de outras crianças menos capacitadas para interpretar mensagens não verbais. E o que podemos aprender com essa pesquisa? A capacidade de perceber a emoção do outro não está ligada ao que se diz mas o que se observa na linguagem não-verbal.

Após falarmos sobre os 5 Pilares, no texto final vamos explorar mais essa questão cerebral, inclusive com sugestões de ações práticas para desenvolver a nossa Inteligência Emocional.
É possível perceber as emoções das pessoas que estão ao nosso redor? Que convivemos no dia-a-dia por exemplo se a sua esposa está com medo, se o seu filho está triste, se um cliente está com raiva?
Esse pilar é muito pautado na Empatia, e muitas vezes não tempos essa percepção com as pessoas mais próximas.
É comum ouvir de alguns amigos que aconteceu algo com alguém próximo, e dizerem, mas fulano estava bem, outro dia estava rindo, não acredito que esteja doente ou coisa pior.
No próximo texto vamos falar do quarto pilar, “Como lidar com a emoção das outras pessoas”, até breve!

Maristela Low
Master Coach e Palestrante

Maristela Low – Coach