“Saber lidar com a emoção da outra pessoa” é o Pilar 4 da Inteligência Emocional.

Mais uma vez não basta apenas identificar as emoções nos outros, é preciso saber lidar, se preocupar com o outro, respeitar, não julgar e ainda ajudar.
Esse pilar também tem base na Empatia, porque muitas vezes julgamos achando que é exagero do outro, mas ter a empatia nos faz perceber como o outro se sente, mesmo que você agisse diferente.
Muitas vezes atendemos aquele cliente insatisfeito, nervoso e que explode suas emoções em nós. As pessoas com Inteligência Emocional não partem para o embate, normalmente acalmam esse cliente e tentam resolver ou ajudar na situação.
Recentemente desenvolvi um trabalho junto aos atendentes de um hospital público onde há precariedade em todos os aspectos, faltam funcionários, faltam recursos, faltam médicos e sobram pacientes numa espera interminável.
Como praticar esse pilar numa situação caótica como essa? A pratica de saber lidar com a emoção da outra pessoa aqui é vital para a sobrevivência. A pessoa com Inteligência Emocional, é ética, solidária e ajuda na medida do possível, e isso é a base para relacionamentos. Claro que esse exemplo usado é extremo, mas a Empatia no caso, é isso, perceber e contribuir com o outro mesmo que essa contribuição seja o apoio emocional.
No próximo texto, vamos abordar o quinto e último pilar que forma a Inteligência Emocional por Daniel Goleman. Até lá.

Maristela Low
Master Coach e Palestrante

Maristela Low – Coach