Esse ano em 30 de junho fez 18 anos da conquista do penta, e como calhou a quarentena junto foram feitas diversas lives com os jogadores que participaram dessa conquista, falando tanto sobre a conquista em si bem como sobre a própria carreira e eu tirei algumas sacadas de um jogador em particular o Roberto Carlos que na época usava a camisa 6 na seleção.

Saída do Inter de Milão para o Real Madrid

Era um jogador de defesa com uma característica muito ofensiva, assim que chegou na Itália fez 7 gols em 7 jogos e o técnico mudou a posição dele, saiu da defesa para o ataque. Em um primeiro momento ele conversou com técnico para retornar a sua posição original sem sucesso, logo foi conversar diretamente com o presidente do clube e deixou bem claro que ou voltaria para sua posição (lateral esquerdo) ou sairia do clube. Confesso que achei bem afrontoso para quem não era ninguém na Itália, nesse mesmo momento chegou o técnico e o presidente do Real Madrid que adoravam o seu estilo de jogo e a negociação aconteceu.
Por que ele insistiu em se manter nessa posição? Porque naquele ano era ano de copa américa (1995) e ele queria jogar com a seleção e sabia do valor do trabalho dele e a carência de jogadores na sua posição, ou seja se ele continuasse como lateral esquerdo iria fácil com a seleção.
Resumo da história: Foi com a seleção para a Copa América e permaneceu nela como titular absoluto até 2006
Ganhou mais de 15 títulos com o Real Madrid
Em competições onde só atacantes são premiados ficou em segundo lugar em duas delas (perdendo apenas para o Ronaldo Fenômeno), em 1997 e 2002,
Em 1997 marcou um gol com o chute que desafiou a física e inclusive foi o chute foi estudado pela equipa de BBC
Em 2010 foi publicado um estudo sobre um gol marcado contra o Tenerife (um time espanhol) que ficou conhecido como O Gol Impossível.
Aprendizado: Reconhecer os seus pontos fortes e fracos – Não havia condições para ele disputar uma bola área com jogadores de 1,90m de altura, ele tem apenas 1,67m.
Era capaz de correr 100 metros em 11 segundos, por isso era muito mais interessante ter 80 metros de campo para correr do que apenas 20 metros, ele sabia que os adversários não conseguiriam alcança-lo.
Quais são os seus pontos fortes e fracos, o que você faz de maneira excelente e o que não tem talento nenhum?
Reconhecer os seus pontos fortes e fracos, certamente te ajudarão a reconhecer o seu lugar no mundo e te fará lutar por ele, no que você é boa e se garante!

Ficou 15 anos na seleção brasileira (foi o segundo jogador que mais jogou com a seleção)

Em uma das entrevistas lhe foi perguntado como conseguiu ficar tanto tempo como titular na seleção brasileira, e a sua resposta foi: “Eu nunca deixei faltar nada, eu era líder, eu era referência, eu assumia a culpa mesmo quando não era minha, eu dava a cara para a imprensa, eu sempre me dei bem com todo mundo e eu estava sempre à disposição do treinador e não deixava ninguém jogar.
Aprendizado: Pensando no seu cliente…
… Você entregar mais do que o esperado pelo seu cliente?
… Você é o primeiro nome que o seu cliente pensa no seu segmento?
… Você mantém um bom relacionamento com o seu cliente, ou só lembra dele quando quer vender?
… Você fica a disposição do seu cliente?
…. Você deixa a concorrência atender alguma necessidade do seu cliente ou tem uma rede de parceiros para poder fidelizá-lo.
… Você tem clientes ou fãs?

Em 22 anos de profissão nunca sofreu uma lesão grave

Quando lhe perguntado qual era o segredo para nunca ter tido uma lesão durante toda a carreira, ele foi simples e prático: “Eu me cuido! “
E você? Quando foi a última vez que fez um checkup?
Continua sem fazer atividade física mesmo sabendo que é importante para você, por quê?
Falando tanto que precisa comer melhor e não come por quê? Não estou falando de dieta não, estou falando das coisas que você já sabe que é bom comer e não come!
Lesões graves acabaram com carreiras exitosas de muitos jogadores, e você vai encerrar a carreira sem lesão ou vai precisar de uma pausa para tratar algo grave porque hoje você está sem tempo?
Ele deixou um conselho para os jovens que desejam chegar a uma equipe profissional:
“Estejam sempre rindo, se divertindo e sendo feliz no futebol.”
E é isso o que eu desejo para nós, sejamos felizes em nossas carreiras!

Bárbara Fonseca
Nutricionista
CRN3: 32.262
@barbarafonsecaoficial