Após a série da Inteligência Emocional vale falar aqui, de forma simplificada, de onde surgiu essa questão emocional e porque isso tudo nos afeta e é determinante para o sucesso das pessoas.
A mente racional é a capacidade que temos para refletir sobre determinada situação e fazer a escolha consciente de como vamos agir.
A mente emocional veio do aprendizado dos nossos ancestrais, na época das cavernas, o ser humano ou se alimentava ou era alimento, portanto o perigo era sempre eminente e agíamos para nossa defesa.
Como isso funciona no nosso cérebro? Temos um órgão no cérebro, chamado amidala.
A amidala é acionada todas as vezes que nos sentimos ameaçados, corremos perigo ou sentimos medo.
Imagine você numa praia nadando e de repente surge um tubarão, a amidala é imediatamente acionada e bombeia o sangue para os nossos braços e pernas nos tornando fortes para nadar até a praia, diante do perigo de ser abocanhado pelo tubarão.
Outra situação para exemplificar como funciona a nossa amidala ocorre quando nos vemos diante de um assalto, estamos ali com uma arma apontada na nossa cabeça e o pensamento inicial que temos é fugir ou reagir contra o ladrão. Nessa situação, em fração de segundos vem o pensamento para não reagir, entregar a chave do carro e todos os pertences para que o ladrão não nos mate, afinal temos um filho pequeno esperando em casa. Pois é, a reação imediata de fuga ou reagir é comandada pela amidala, já o pensamento que ocorre segundos depois, que é entregar tudo e sair ileso é da nossa mente racional que fica no Cortex pré-frontal do nosso cérebro.
Tudo isso ocorre em fração de segundos, caso o pensamento racional não ocorra significa o que chamamos de sequestro da amidala, ela não está se comunicando com o nosso córtex pré-frontal.
Alguns vão se recordar, quando criança e que estávamos nervosos por algum motivo, nossa avó mandava sentar e contar até 10 para se acalmar (as avós sabiam das coisas), pois é, a amidala demora 6 segundos para se comunicar com o nosso córtex e nos fazer acalmar e escolher conscientemente o que fazer.
Portanto, se as suas reações são emocionais e não racionais, pode estar ocorrendo o sequestro da sua amidala.
Para finalizar essa série de inteligência emocional deixo aqui alguns exemplos de práticas que colaboram para o desenvolvimento da nossa Inteligência Emocional:
– Praticar atividade física
– Ter boa alimentação
– Ter boa noite de sono
– Obter novos aprendizados
– Concluir pequenas tarefas (arrumar gavetas, lavar toda louça, etc)
– Meditação ou exercícios de controle da respiração
– Trabalhar a sua autoestima
– Se conheça, observe seus comportamentos e tente dominar as suas emoções negativas
– Pratique a empatia, se relacione mais.

Maristela Low
Master Coach e Palestrante

Maristela Low – Coach