Vamos falar aqui sobre Inteligência Emocional, termo muito usado nos últimos tempos, mas que segundo pesquisas, 80% dos brasileiros não possuem.

Vivemos a era da Quarta Revolução Industrial, momento da extinção e da criação de novas profissões, a publicação recente do relatório do Fórum Econômico Mundial aponta pela primeira vez a Inteligência Emocional como uma das 10 competências valorizadas nos profissionais a partir de 2020.
A gestão das emoções é uma das habilidades que a Inteligência Artificial não alcança e essa habilidade apesar de não exigida em currículos e nas Universidades é o que determina o sucesso profissional e também em outras áreas da vida.
O QI (Quociente de Inteligência) não é mais determinante para o sucesso, o QE (Quociente Emocional) mostra exatamente que o comportamental é o que rege as relações, 87% das pessoas não possuem sucesso ou são demitidas por problemas de comportamento e apenas 13% são demitidas por falta de conhecimento técnico.
Inteligência Emocional não tem relação com QI ou nível sócio econômico, mas o que faz a diferença é a capacidade que o individuo adquiriu desde a sua infância, como lidou com as frustrações, como controlou as emoções e como se relaciona com as outras pessoas.
Daniel Goleman, PhD, conhecido como o pai da Inteligência Emocional desenvolveu essa tese, seu trabalho cientifico é o que norteia esse comportamento humano.
Participei em 2018, de treinamento com Daniel Goleman, e a partir daí, esse aprendizado é o que norteia meu autodesenvolvimento e também o que dissemino nas palestras que ministro e com os clientes que atuo.
Goleman define que a Inteligência Emocional é a capacidade que um individuo tem de identificar os seus próprios sentimentos e os dos outros, de se motivar e de gerir bem as emoções internas e nos relacionamentos.

Ele define que para desenvolver a Inteligência Emocional é preciso ter 5 pilares e é esta série que vou publicar aqui nos próximos dias, para que mais pessoas possam ter esse conhecimento e desenvolver essa competência que será determinante para o futuro.

Maristela Low
Master Coach e Palestrante

Maristela Low – Coach