Segundo Daniel Goleman, para facilitar o desenvolvimento da Inteligência Emocional, delimitou 5 pilares: Perceber suas emoções, Saber lidar com as emoções, Perceber as emoções do outro, Saber lidar com as emoções do outro e a Automotivação.

Parece bem simples, mas não é, se fosse simples lidar com as nossas emoções não teríamos a quantidade de pessoas doentes, estressadas, desequilibradas e ainda demitidas por comportamentos reprováveis.
E isso também se aplica para os Empreendedores, não basta conhecer o seu negócio e saber gerir em aspectos técnicos, é vital saber lidar com pessoas e com emoções.

Hoje vamos falar do Pilar 1, “Perceber suas emoções”.

Nós temos 4 emoções básicas: MEDO, TRISTEZA, RAIVA e ALEGRIA.
Saber identificar o que estamos sentindo é essencial para o autocontrole, por exemplo: Sentir-se ansioso significa medo, sentir-se chateado é tristeza, aquela vontade de voar no pescoço de alguém é raiva.
Chorar por exemplo, prolonga nosso estado de tristeza, assim como ouvir músicas tristes, então é importante saber trabalhar esse sentimento, em vez de se isolar no quarto, sozinho, ouvindo aquelas músicas tristes, é possível mudar esse estado, fazendo coisas que te alegrem.
A raiva por exemplo se alimenta da raiva, quanto mais pensamos no que nos causou mais alimentamos essa raiva.

No próximo texto vamos falar sobre ter a gestão dos sentimentos, afinal, de nada adianta saber o que se está sentindo e não saber como lidar.

Maristela Low
Master Coach e Palestrante

Maristela Low – Coach